O que é Fitoterapia?

O que é Fitoterapia? Como o tratamento através das Plantas Medicinais pode beneficiar a sua saúde?

O que é Fitoterapia?

A Fitoterapia ou Medicina Herbal – como é conhecida em vários países – é o estudo das plantas com propriedades medicinais utilizadas para a prevenção e tratamento dos mais diversos sintomas e doenças. 

É o tipo de tratamento medicamentoso com maior reconhecimento científico na categoria de Medicina Natural, sendo o sistema de medicina mais antigo do mundo.

A Fitoterapia surgiu de maneira independente em várias civilizações. Os relatos mais antigos retomam à China, por volta de 3000 a.C, com o descobrimento das propriedades médicas da Cânfora e do Ginseng e consiste na prevenção e alívio de sintomas através do uso das Plantas Medicinais ou de remédios feitos através delas.

O Que é Fitoterapia?

O tratamento fitoterápico também tem origens nas tradições europeias e greco-romana, aplicada por médicos tradicionais como Dioscórides e Hipócrates.

Muitos produtos farmacêuticos modernos foram modelados ou derivados de produtos químicos encontrados nas plantas. Por exemplo, o desenvolvimento da Metformina – o medicamento mais utilizado para o tratamento de diabetes – pode ser rastreado até o princípio ativo de uma erva chamada galega, que é usada ainda hoje pelos Fitoterapeutas para tratar a mesma condição.

Hoje em dia, a Fitoterapia moderna é baseada na ciência. Ela pode ser praticada por Médicos, Naturopatas e por qualquer pessoa, independentemente de ser da área da saúde.

Quais são os benefícios da Fitoterapia?

Valores Acessíveis: Diferente dos remédios alopáticos, o tratamento com Fitoterapia não pode ser patenteado. Portanto, os remédios a base de ervas costumam ser mais baratos que os produtos farmacêuticos tradicionais.

Menos Efeitos Colaterais: Muitas vezes, os produtos farmacêuticos tradicionais apresentam efeitos colaterais severos. Em alguns casos, os pacientes precisam tomar outro medicamento para lidar com os efeitos colaterais do primeiro. Embora os Fitoterápicos possam apresentar efeitos colaterais, geralmente são muito leves e raramente ameaçam a sua saúde. No entanto, sempre informe o seu Médico antes de começar a tomar qualquer tipo de medicamento, inclusive os Fitoterápicos.

Fórmulas Naturais: Você provavelmente nunca saberá qual é a composição da maioria dos medicamentos farmacêuticos tradicionais. Mas com uma pesquisa rápida, é possível descobrir os ingredientes naturais que os Remédios Fitoterápicos utilizam em sua composição. Isso permite que você realmente esteja no controle do que coloca no seu corpo.

Fácil de Comprar: Não é necessária uma prescrição médica para comprar a grande maioria dos Remédios Fitoterápicos. No entanto, é melhor comprar seus remédios naturais através de um Profissional ou de uma farmácia confiável. Dessa forma, você pode garantir que está comprando os produtos com que apresentam um controle de qualidade.

Quanto tempo dura o tratamento com Fitoterapia?

O tempo de duração do tratamento com Fitoterapia depende da condição de cada paciente. O comprometimento do paciente com o tratamento também é muito importante para a eficácia da medicação.

A maioria dos pacientes apresenta uma ligeira melhora nos sintomas entre um período de horas à 1 ou 2 dias para condições agudas, como resfriados ou gripe, ou dentro de 4 a 6 semanas para condições mais crônicas. 

Os problemas crônicos são mais adequados para o tratamento com fitoterápicos. Porém, algumas condições crônicas, como doenças autoimunes e alguns tipos de doenças de pele, podem precisar de um tratamento mais longo para resultados eficazes.

A Fitoterapia é segura?

A Fitoterapia é muito segura e eficaz quando prescrita por um profissional qualificado. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável pela regulamentação dos medicamentos, através do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

A automedicação com remédios fitoterápicos, devido à sua complexidade, não é recomendada. Para garantir a eficácia do tratamento e a segurança da sua saúde, realize uma consulta com um Fitoterapeuta qualificado que irá prescrever um tratamento seguro para o seu bem-estar como um todo.

Não confie nos conselhos de vendedores sem qualificação, indicações de ervas pela internet, em promessas de cura ou em promoções e anúncios de vendas para adquirir os remédios fitoterápicos. 

Como é o tratamento com Fitoterapia?

A Fitoterapia é um ótimo tratamento para estimular ou fortalecer as funções normais do corpo e, assim, ajudar o corpo a se curar.

Para iniciar um protocolo com o uso de Fitoterapia, o paciente deve procurar um profissional qualificado. Durante a consulta com o Fitoterapeuta, é necessário informar o histórico médico detalhado, incluindo dieta, estilo de vida e estados emocionais. O profissional pode fazer aconselhamento ou orientação sobre dieta, controle do estresse e sobre o seu estilo de vida. 

Durante o tratamento com Fitoterapia, o profissional avalia cada paciente como um indivíduo único para fazer um diagnóstico holístico. Qualquer medicamento fitoterápico prescrito pode ser uma combinação de plantas escolhidas para as necessidades específicas do paciente. As ervas podem ser prescritas na forma de chá, tinturas, cápsulas, comprimidos e loção/creme para uso tópico dentre outras.

Clique no link abaixo e conheça o nosso Curso de Formação em Fitoterapia e Plantas Medicinais!

FORMAÇÃO COMPLETA

Curso de Fitoterapia e Plantas Medicinais com Certificado Profissional Reconhecido Pela ABRATH

Clique no botão verde acima para saber mais sobre a nossa Formação Completa em Fitoterapia e Plantas Medicinais